Fórum GS
O registo no nosso fórum é rapidíssimo (apenas pedimos o Nick e Password) e permite o acesso a categorias que estão ocultas aos visitantes. Além disso, toda a publicidade será removida.
Entra e começa já a fazer parte da nossa comunidade, vais ver que vale a pena.

Já estás registado? Então faz o login aqui embaixo.

Guia de Undervolting

View previous topic View next topic Go down

Guia de Undervolting

Post by Nuno on Mon Sep 05, 2011 12:28 am

Isto é um guia que está sujeito a actualizações e revisões.


Que riscos tem o undervolting?

Nenhuns.
Basicamente os chips vêm com voltagens bastante superiores ao que precisam, isto pode ajudar para quem quer fazer overclock. Undervolting reduz o consumo de energia, aumentando a vida da bateria e diminui as temperaturas do processador.


Mas não perco performance ao fazer isto?

Não, aqui só reduzimos a voltagem, a velocidade com que o cpu fica é a mesma logo a performance mantém-se.


Vou usar um programa que se chama RightMark CPU Clock Utility - [You must be registered and logged in to see this link.]

Aqui está uma imagem que vos vai ajudar ao longo do guia :


Imagem maior : [You must be registered and logged in to see this link.]

1º passo - No separador Settings,na zona Startup options é aconselhavel meter o programa a iniciar sempre que iniciarmos o Windows, assim não temos que estar sempre a abrir manualmente.

2º passo -No separador Profiles,temos uma lista com os vários multiplicadores que o CPU usa, bem como a respectiva voltagem. O multiplicador, é como o nome indica, o factor que o FSB terá de ser multiplicado de modo a obter a frequência de funcionamento do CPU. Ou seja caso o multiplicador seja diminuído, o CPU irá diminuir a sua frequência de funcionamento.

Seleciona o separador Maximal Performance. Dentro do separador selecciona OS Settings e coloca um visto na caixa que diz Use OS Power Plan. Selecionar High Performance logo ao lado. Isto irá integrar a profile do RMClock à profile energética do sistema operativo, neste caso High Performance.

No separador CPU Settings, coloca um visto nas caixas que dizem Use P-state transitions, tanto no AC Power como no Battery, caso se use este último.
Como a profile é a Maximal Performance, iremos seleccionar o multiplicador máximo disponível, de modo a que o CPU funcione à sua frequência máxima.

Voltamos então ao separador Profiles em que se coloca sempre maximal performance.

3º passo -


Há uma zona em que está com uns quadrados brancos e diz por baixo 1.288, é esse valor que queremos baixar.

Para isso vamos onde diz profiles e começamos a baixar a voltagem nos vários multiplicadores, principalmente o mais alto, basicamente aqui é ir baixando até o computador "congelar" aí sabemos que baixamos demais, temos que reiniciar o pc e por um valor mais alto. Quando estiver na voltagem mais baixa possível faz-se apply e já está.


É só verificar se está tudo bem feito e ver as temperaturas a baixar.


cumps

_________________
Sistema : AMD Phenom II X4 B55 @ 3.82 Ghz / PNY GTX 570 XLR8 1280MB / Asus XONAR D2-Logitech X-540+Z623 = 7.2 / Asus M4A785TD-V EVO / 2x2048mb G-skill DDR3 1600Mhz cl9 / Corsair TX-650 V2 / Spire Thermax Eclipse II / Thermaltake v4 / 4 x Noisebloker XL2 + 2x Spire / NZXT Sentry LX Fan Controller
[You must be registered and logged in to see this link.]

Nuno
Moderador

Data de inscrição : 2010-09-29

http://www.blog-tecnologia.com/

Back to top Go down

View previous topic View next topic Back to top

- Similar topics

 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum